OS JARDINS MODERNOS : TSUBO NIWA

Durante a Era Edo (1603~1867), houve uma grande urbanização do país e algumas pessoas melhores colocadas socialmente passaram a viver em cidades (chônin). Por isso, a construção de amplos jardins foi se tornando impossível, e a arte da jardinagem acabou sendo levada para dentro de casa. 



Jardins de inverno recebem muito bem a proposta de paisagismo Tsubo Niwa.














































Os chamados jardins tsubo, que concentravam toda a beleza e a conceitualização dos grandes jardins num espaço restrito, dentro de um cômodo aberto, são resultado desses fatores.


Detalhe da lanterna de pedra: Yukimi. O bambú, representado pelas cerca ao fundo, traz conforto e aconchego ao nicho, além de ser um ícone da cultura budista.

      Sua principal característica é a concentração de diversos elementos de tipos anteriores de jardins, para a apreciação visual e a ponderação mental por parte de seus apreciadores, sejam eles os donos do jardim, seus convidados ou clientes. Além disso, ostentam cultura e beleza.

Para criar um Tsubo Niwa, temos que trabalhar de forma minimalista, para não correr o risco de encher demais o ambiente, pois o nosso espaço deve abrigar os elementos do jardim, levando em conta a simplicidade inerente a um jardim japonês. Não podemos cometer o pecado e colocar um excesso de objetos, pois uma das características do jardim tem que ser a simplicidade.


 A fonte Tsukubai, representa o elemento água, que purifica e faz circular a energia.
































Detalhe da Lanterna Shimen Shinto e outra Rankei ao fundo

































Elementos básicos juntos, combinados com bom senso e bom gosto, são por assim dizer, uma eficaz fórmula para um jardim japonês moderno em um pequeno espaço. Entretanto, dependendo da situação, não é necessário que todos os elementos estejam presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse post? Deixe um comentário pra gente. Você também pode recomendar no Google+ ou compartilhar em suas redes sociais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...